quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Brasília, 24 de agosto de 2013



Hoje foram exibidos a todos alguns filmes feitos pelos surdos. Eu já tinha visto os vídeos em outra disciplina, mas gostei muito de rever. A cada vez que vejo algo pela segunda vez tenho a impressão de que novas coisa são percebidas por mim com mais detalhes. Desta vez, por exemplo, percebi que os vídeos são feitos com muito capricho e que envolve muitas etapas. Isso me impressiona por saber que há uma preocupação e um empenho muito grande por parte de quem os faz.
A interação com os surdos está se tornando cada vez mais fácil, porque estamos conseguindo nos comunicar de maneira mais efetiva. Percebo, que apesar do que muita gente fala, não existem dois mundos distintos: o mundo dos surdos e o mundo dos ouvintes. Existe apenas duas culturas diferentes compostas por pessoas iguais. e essas pessoas só são diferentes por que todos os seres humanos possuem suas individualidades. Á medida que vamos nos aproximando, vamos desenvolvendo mais nossa capacidade de comunicação e, assim, criamos uma cultura comum a essas pessoas. O maior aprendizado é garantir que essa comunicação seja efetiva a partir do momento que o ouvinte se torna disposto a aprender LIBRAS.
Por meio desses filmes, os surdos conseguem sensibilizar os ouvintes para que estejam dispostos a essa abertura para aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário